Skip to main content

EDITAL 86_UFU_PROEXC_2026_Bolsistas de Cultura_Uberlândia na Rota das Culturas - parceria extensionista Curso de Teatro

thiago.martins
22/06/2026 14:06
86

Edital para seleção de bolsistas de cultura que atuarão junto ao projeto Uberlândia na Rota das Culturas - parceria extensionista Curso de Teatro/UFU no desenvolvimento de atividades conforme descrito no Plano de Trabalho (ANEXO I).

 

DAS VAGAS

Vaga

Para estudantes do(s) curso(s)

Nº de vagas

Período de atividades

Nível da bolsa

Local das atividades

1. Apresentações

Teatro (Bacharelado/Licenciatura)

14 (quatorze)

de 15/08/2026 a 28/02/2027

II (dois)

Campus Santa Mônica, Teatro Municipal e/ou outros espaços teatrais alternativos.

2. Ações Preparatórias

Teatro (Bacharelado/Licenciatura)

06 (seis)

de 15/08/2026 a 28/02/2027

II (dois)

Campus Santa Mônica, Teatro Municipal e/ou outros espaços teatrais alternativos.

Haverá a formação de cadastro de reserva (C.R.).

 

 DOS REQUISITOS

Pré-requisitos gerais:

Estar regularmente matriculado(a) em curso de graduação.

Disponibilidade horária de acordo com a programação estabelecida para as apresentações e preparações.

Compatibilidade horária de acordo com a demanda do projeto.

Ser comunicativo(a) e ter facilidade para lidar com o público.

Não ser beneficiário(a) de bolsas remuneradas no âmbito da UFU ou de qualquer outra entidade pública ou privada, exceto auxílio moradia e/ou alimentação.

Atender ao disposto no Item “ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS”, descrito no Plano de Trabalho – ANEXO I.

Pré-requisitos específicos:

As inscrições devem ser feitas por estudantes de Graduação em Teatro, por se tratar de um projeto de extensão registrado e coordenado por docente do Curso de Graduação em Teatro, mas, principalmente, por exigir desempenho de atividades que são compreendidas como habilidades e conhecimentos, seja para apresentações seja para ações preparatórias, tais como: ensaios teatrais, produção teatral, preparação corporal, leitura textual, interpretação, atuação, projeção vocal e performatividade que são inerentes aos saberes e fazeres adquiridos durante a graduação em Teatro.

Ter acesso fácil a internet e equipamentos próprios para a gestão e organização do projeto, entre outras atividades "online".

O(a) candidato(a) deve dispor de computador/celular que permita a transmissão de áudio e vídeo para a realização de imagens.

Para Apresentações:

Estar regularmente matriculado(a) em curso de graduação em Teatro da UFU.

Possuir uma "cena teatral curta" pronta, ou em processo de finalização, ensaiada e adequada à proposta do projeto, com duração máxima de 06 a 10 minutos.

Responsabilizar-se por conseguir infraestrutura de ensaios, não cabendo à coordenação do projeto a obrigatoriedade de fornecer espaços, cenários e adereços para preparação e ensaios.

Responsabilizar-se por produzir sua própria iluminação, cenário, sonoplastia e etc., não cabendo à coordenação do projeto a obrigatoriedade de fornecer projetos específicos e materiais de cena.

Para Ações Preparatórias:

Estar regularmente matriculado(a) em curso de graduação em Teatro da UFU;

Ter cursado ou estar cursando o terceiro período;

 

 

PROEXC
lharantes@ufu.br
Discente
22/06/2026